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sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A farsa da falta de alternativas




Carro movido a ar-comprimido chega ao mercadoA farsa  que querem nos empurrar goela abaixo é que só combustíveis fósseis são eficazes, muito pelo contrário, eles são muito ineficazes, poluentes e caros. Temos no mundo várias alternativas razoáveis para eles. O ar é apenas uma, porém a mais viável, pois é o combustível mais abundante na terra. E o mais barato. Qualquer investimento nessa tecnologia seria pouco, pois o retorno seria algo estrondoso. Não precisa ser gênio para entender, nem matemático para fazer os cálculos. O Ar é o um combustível muito mais barato do que qualquer outra coisa que exista no universo. Dado a sua abundância e fácil manuseio. Sem falar que todos os motores e turbinas basicamente são movidos a ar. Quando se explode um combustível fóssil, não é ele que move o pistão e sim a compressão que ele cria na câmara de combustão. Compressão por compressão todo compressor de ar faz. É só calibrar para a pressão que se deseja. A turbina por sua vez é o ar comprimido ou vapor sob alta pressão passando pelas pás. Nada de novo existe nesses processos. Abaixo fiz uma compilação de vários sites com informações sobre veículos movidos ar comprimido, com a intenção de dar veracidade às teorias citadas à cima. 

Carro movido a ar-comprimido chega ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2007
Carros a ar comprimido
Estão chegando ao mercado os primeiros carros movidos a ar-comprimido. Pelo menos ao mercado da Índia, onde a MDI International, pertencente a Guy Négre, ex-engenheiro da Fórmula 1, fechou um acordo com a maior fabricante de automóveis do país, a Tata Motors.
Négre é o responsável pelo projeto do MiniCat e do CityCat, dois pequenos veículos com carroceria em fibra de vidro e cujo motor funciona unicamente com o ar-comprimido armazenado em um tanque muito parecido com o tanque de gás natural já largamente utilizado no Brasil.
Enchendo o tanque com ar
A empresa planeja produzir 6.000 unidades do carro a ar já em 2008, em diversas versões. A carroceria de fibra não é o único fator responsável pelo baixo peso do veículo, que viabilizou a utilização do motor a ar: uma tecnologia de multiplexação permite que todos os equipamentos elétricos do veículo sejam acionados por um único fio - microprocessadores identificam quando o comando se refere à lâmpada do pisca-pisca ou ao limpador de para-brisas, por exemplo. Só no chicote elétrico, um dos componentes individuais mais caros de um automóvel, foram economizados 22 quilos.
Os pequenos carros a ar-comprimido atingem velocidades de até 110 km/h, com uma autonomia de 200 quilômetros. O reabastecimento é fácil e rápido, podendo ser feito em poucos minutos em estações dotadas de compressores industriais.
Mas o proprietário também tem a alternativa de recarregar o tanque em casa mesmo, utilizando um pequeno compressor embutido no veículo. Nesse caso, a recarga do tanque leva quatro horas.
A Tata Motors tem uma joint-venture com a Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias para ônibus. Não foram divulgadas informações sobre a possibilidade de que o carro a ar-comprimido venha a ser fabricado no Brasil.







Cadê o carro movido a ar comprimido?

26/03/2010 | 59 Comentários

Antes de me aprofundar, gostaria que você vissem essa pequena matéria do Discovery Channel, e fiquem impressionados com essa tecnologia promissora:
Obs: caso não queiram assistir, podem continuar lendo o post, que logo em seguida eu dou um resuminho sobre as vantagens dele.
Legal né? aposto que você ficou louco para ter uma belezinha dessas em casa. Bye, bye gasolina e viva o motor MDI.
Esse invento já existe há um bom tempo, pelo menos desde de 2003 o carro movido a ar-comprimido é uma realidade, mas Guy Nègre começou a trabalhar nele nos primórdios de 1993.

Diferente de um motor elétrico, do qual um dos maiores problemas é o tempo de abastecimento, o motor de Ar-comprimido pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara um miojo com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.
Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000km.
A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0ºC e – 30ºC. Permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro.
Também diferente do motor elétrico, motores de ar-comprimido tem uma vida útil muito maior, e não irão poluir o ambiente como as baterias fazem quando descartadas, e podem até serem reciclados.
Lindo, maravilhoso…mas cadê ele nas ruas?
A previsão de comercialização estava programada para 2010, ou seja, esse ano, porém acho difícil ver um carrinho desses na mão de um consumidor comum até o final de 2012 (e olhe lá ), talvez seja mais fácil ele ter um destino parecido com o que ele teve na frança; virar táxi, ou outro meio de transporte urbano:
Ele também pode ter seu uso muito propagado para uso fechado em empresas de transporte de cargas pequenas e médias, como demonstrado no segundo vídeo.

Mas e o resto da população? como fica?
Não fica.
irei fazer um pequeno copi-cola de uma linda notícia publicada no blog Notícias Automotivas em 31/03/2007:
A Tata Motors e a MDI, empresa que detém a tecnologia do motor de ar comprimido, criado pelo engenheiro francês Guy Négre, chegaram a um acordo. A Tata dará apoio para desenvolvimentos futuros e aprimoramento da tecnologia, e suas utilidades alternativas, além do licenciamento exclusivo para a Tata, na India. A MDI por sua vez, acaba de lançar o projeto: OneCAT. Um veículo urbano 100% a ar comprimido, de baixo custo. Essa tecnologia foi oferecida aqui no Brasil, e pode ser conferida através do site em português: www.motormdi.com
Infelizmente o site brasileiro Motor MDI esta morto, sumiu de uma hora para outra sem mais nem menos, e a Tata nunca mais se pronunciou sobre o desenvolvimento do  seu carro movido a ar, a primeira e a ultima vez que comentaram sobre foi em 2007 e pode ser conferido aqui.
É triste né? Claro que a culpa não é da MDI, o senhor Guy Négre esta louco para ver seu carro circulando por aí e com certeza esta fazendo de tudo para ter seu sonho realizado, mas existe um problema de força maior chamado grandes montadoras e empresa petroliferas. É dificil competir com um mercado que devora qualquer possível ameaça ao seu mercado avassalador, talvez algumas pessoas não saibam, mas o carro elétrico nunca vingou por que foi imposto uma série de obstáculos por parte das montadoras e industrias petroliferas para evitar seu progresso, inclusive existe um documentário muito bom chamado “quem matou o carro elétrico?” que aborda justamente esse tema.
Será que o carro a ar-comprimido terá o mesmo fim?
Acho que não, no caso do carro elétrico a desculpa era sua falta de potência ( o motor MDI tem força ), seu problema com abastecimento e recarga demorada ( praticamente daria para recarregar em qualquer posto um carro a ar), e devido suas sua baterias cheias de compostos químicos e o tempo que levava para carregar seu potêncial de ser ecológico tinha sido colocado em cheque ( o motor de ar-comprimido precisa de muita energia para poder carregar por completo e mesmo se a energia for proveniente de uma usina termoelétrica a poluição gerada é compensada, já que o mesmo também filtra o ar )
Então não tem desculpa para eles fazerem o mesmo que fizeram com o carro elétrico, mas vão fazer o maximo para adiar a fabricação em massa dele.
O outro problema é justamente esse, não se sabe até quando eles vão ficar empurrando o carro a ar-comprimido para a beirada, talvez a www.motormdi.com tenha sumido do mapa justamente por não aguentar a pressão, assim como a www.theaircar.com também sumiu do mapa, mas a MDI continua firme e forte na luta, e espero que continue com essa garra até que esse carro seja uma realidade para todos.
Outras alternativas:
Não sei se é possível, mas espero que tenha um engenheiro de plantão nos comentários para responder minha dúvida “seria possível adaptar um carro comum para rodar com um motor de ar-comprimido?”
Se desse seria uma maravilha né? ninguém iria precisar esperar até lá sabe quando pelo lançamento do carro ar-comprimido e a natureza e seus pulmões iriam agradecer.
vejam esse cara que com jeitinho Brasileiro fez um motor caseiro de ar-comprimido:
Talvez não seja uma realidade tão distante, adaptar carros para rodar com um motor caseiro de ar-comprimido, enfim, lanço o desafio.








586718 5881 it2 Mecânico brasileiro inventa motor movido a ar comprimido!
Esta notícia é do site Terra, e a publicamos aqui para informarmos nossos amigos leitores:

Uma invenção dessa poderia revolucionar a maneira como usamos nossos carros. Ela veio da mente do mecânico Antônio Pedro Dariva, um motor que funciona com ar comprimido. Ele não usa combustíveis e consegue se auto-reabastecer! A uns 25 anos, Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. “O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo”, conta o inventor.
Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.
Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o “tanque de combustível”. Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.
“Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso”, explica Dariva.
Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. “Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso”.

O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.
Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. “Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera”, afirma o inventor.
Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.
Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros – sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento – com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.
Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. “Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro”, explica.
Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. “Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade”, afirma Dariva.

AIRPOD da MDI na neve:

 

Airpod em mônaco:
como funciona o motor de ar-comprimido
Site mortos:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170070530
http://acidulante.com.br/tecnologia/cade-o-carro-movido-a-ar-comprimido/
www.patentesonline.com.br/motor-com-uma-camara-ativa-de-mono-e-ou-bi-energia-com-ar-comprimido-e-ou-ciclo-de-39858.html
http://www.noticiasautomotivas.com.br/mecanico-brasileiro-inventa-motor-ar-comprimido/
www.theaircar.com
www.motormdi.com
Fontes:
MDI, Engine Air, Mídia Independente, Inovação Tecnológica, Agrineg, Green Auto Blog, Car Sale









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