Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
CUPOM: afbeleza0adL (VÁLIDO DO DIA 15/07 ATÉ 21/07)
20% nas compras acima de R$ 175,00 na categoria Beleza

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A tecnologia ajudando a conservar as florestas na África.


Imagens de satélite auxiliam na conservação das florestas africanas

veja essa postagem no cupinzeiro de ideias na semana que vem... 
As mais de 600 imagens disponíveis serão utilizadas para monitorar as mudanças climáticas e medir a eficácia das ações para redução das emissões de gases causadores do efeito estufa na região. | Imagem: Bassin du Congo
 
Astrium GEO-Information Services e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) acabam de lançar o primeiro portal de observação espacial das florestas da Bacia do Congo dedicado ao fornecimento de imagens de satélite da região às organizações que trabalham para conservar o meio ambiente local.
As mais de 600 imagens provenientes do satélite francês SPOT já estão disponíveis e podem ser acessadas através do site. Elas serão utilizadas para monitorar as mudanças climáticas e medir a eficácia das ações para redução das emissões de gases causadores do efeito estufa na região. 
Ao comparar dados de arquivo com as novas imagens, será possível acompanhar as mudanças na cobertura florestal. Gestores, instituições públicas e ONGs que trabalham com a governança florestal sustentável na região poderão fazer uso das imagens do satélite SPOT, acompanhadas de serviços de valor agregado, para monitorar  o uso da terra – ponto considerado crucial para a gestão sustentável das florestas na África Central. 
Os dados também serão fundamentais para medir a eficácia das estratégias de combate às mudanças climáticas e definir planos de ação como parte do programa REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). 
O financiamento do portal está sendo conduzido pela Astrium e pela AFD como parte de uma ampla iniciativa para proteger as florestas da Bacia do Congo utilizando tecnologias espaciais, chamada Planet Action, que já beneficiou mais de 350 projetos comprometidos com a conservação do meio ambiente. Por meio da doação de imagens de satélite, Planet Action auxilia instituições, centros de pesquisa, organizações não-governamentais e universidades a monitorarem as mudanças climáticas em suas respectivas áreas de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário