Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
CUPOM: afbeleza0adL (VÁLIDO DO DIA 15/07 ATÉ 21/07)
20% nas compras acima de R$ 175,00 na categoria Beleza

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

As Manhas de uma Marinha Muito Mercate.

Esse é o Brasil de hoje, até  a Marinha, uma instituição secular e um bastião da moral e honra das instituições militares brasileiras, foi contaminada com o extremismo que assola o nosso país e o mundo. Não obstante a Marinha que dá uma medalha para o blogueiro Rodrigo Constantino, um homem branco, que apoiou os atos golpistas e é um defensor da volta da ditadura, é a mesma Marinha,  que não reconhece o Marinheiro João Cândido como herói brasileiro. 


 O marinheiro João Candido, que por coincidência, é um homem negro e nasceu na cidade de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro, a mesma cidade que eu.  Enquanto estava na ativa ele  recebeu várias promoções por merecimento, fez vários cursos na Marinha Inglesa, que era a mais poderosa e moderna daquela época, tendo um aproveitamento exemplar nesses cursos e treinamentos. Porém é notório que a maior razão para a Marinha Brasileira não reconhecer João Candido como herói é a liderança dele na revolta da chibata, que lhe rendeu  várias punições e sansões durante e após a revolta, que preiteava a abolição do castigo físico à militares da ativa. Podemos então concluir que, enquanto um militar reconhecidamente herói, que defendeu o Brasil como militar, defendeu e sofreu por lutar pelo que ele achava certo e pelo seus companheiros, não tem reconhecida nem mesmo a sua patente de sargento. Uma pessoa que nem mora no Brasil, apoia manifestantes golpistas e nunca defendeu a nação, muito menos os brasileiros, ganha uma medalha. Essa situação exemplifica bem como a luta contra o racismo no Brasil é muito maior que frases e xingamentos em campos de futebol ou em brigas de condomínio.


Referências:

Roberta Jansen, com colaboração de Wilson Tosta : Estadão Conteúdo, 2021
Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/amp.bemparana.com.br/noticias/politica/marinha-reage-a-fazer-do-almirante-negro-um-heroi-do-povo-277/>. Acesso em:  15/12/2022.

Fernanda Canofre: Reconhecimento de João Cândido como herói enfrenta resistência da Marinha. Yahoo.com, 2021.
<https://br.noticias.yahoo.com/reconhecimento-jo%C3%A3o-c%C3%A2ndido-como-her%C3%B3i-113900333.html> Acesso em:  15/12/2022.

Sem autor: Marinha se recusa reconhecer ‘Almirante Negro’ um ‘Herói do Povo’. Real time 1, 2021.
<https://realtime1.com.br/comportamento/marinha-se-recusa-reconhecer-almirante-negro-um-heroi-do-povo/> 
 Acesso em:  15/12/2022


CARONE, A Primeira República. 2ª Ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.

MOREL, Edmar. A Revolta da Chibata. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.

SOUSA, Claudio Barbosa de. “João Cândido e a Revolta da Chibata – disputas e memórias”. ArtCultura, Uberlândia, v. 16, n. 29, p. 223-237, jul-dez. 2014



Miami, Constantino recebe medalha da Marinha por "honras ao Brasil" e internautas ironizam: "puxa-saco de Bolsonaro". Brasil 247. 2022.
<https://www.google.com/amp/s/www.brasil247.com/tanostrends/morando-em-miami-constantino-recebe-medalha-da-marinha-por-honras-ao-brasil-e-internautas-ironizam-puxa-saco-de-bolsonaro%3famp> . Acesso em:  15/12/2022.


Tudo sobre Rodrigo Constantino. Na telinha. <https://natelinha.uol.com.br/famosos/tudo-sobre/rodrigo-constantino>. Acesso em:  15/12/2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário