Freiburg – “A cidade verde” (sitio da EcoTecnologia, 2010)
A cidade de Freiburg é reconhecida a nível internacional pelas suas políticas ambientais e pelo uso extenso da energia solar e outras fontes de energia renováveis. A cidade obteve várias recompensas e é uma exposição viva da gestão sustentável das energias com uma variedade de soluções técnicas, organizatórias e socio-económicas.
Freiburg significa “cidade livre” ou “cidade independente” e o seu projecto de aproveitamento da energia solar, iniciado há 22 anos, rendeu-lhe a fama de cidade mais verde do planeta. É conhecida como a “cidade das bicicletas” sendo impressionante o número de monociclos a pedais que se vê pelas ruas (para cada carro, existem 2 bicicletas). São 500 quilómetros só de ciclovias. No centro da cidade, há mais vagas de estacionamento para bicicletas que para carros. Em algumas áreas veículos nem sequer entram.
Freiburg é também considerada como a cidade mais solarenga e a mais quente de toda Alemanha, o que permite que seja a cidade com mais potencial do ponto de vista energético. O Solarsiedlung ou “Vila Solar” é o projecto de construção solar mais moderno da Europa.
A Vila Solar possui 58 unidades residenciais, 1.780 painéis solares e 400 metros de painéis solares. As casas com terraços são orientadas para o sul e a distância entre os prédios é determinada de tal forma que permita a insolação e o aquecimento de cada casa pela incidência de radiação solar. Os prédios possuem dois e três andares.
A electricidade é gerada por painéis solares e a energia excedente é ligada e vendida à rede pública. A energia adicional nos meses de inverno é produzida por uma estação local abastecida com cavacos de madeira. A água da chuva passa por um sistema de drenagem natural. Parte dessa água ainda é recolhida e armazenada para uso em irrigação e jardinagem ou utilizada para descarga de vasos sanitários. Outras estratégias mais tradicionais utilizadas incluem o uso de grandes aberturas na fachada sul para maximizar o ganho solar e aberturas pequenas no norte para minimizar a perda de calor. A projecção do telhado fornece sombra durante o verão mas permite a passagem do sol durante o inverno para aquecimento passivo.O sistema implantado garante um clima agradável dentro de casa em todas as estações do ano. Uma família nunca precisou ligar o aquecedor no inverno, quando a temperatura cai a dois graus abaixo de zero.
Até assistir uma partida de futebol em Freiburg pode ser ecologicamente correcto. Enquanto os adeptos estão de olho no campo, o estádio tem uma função bem diferente. O telhado é a prova de que qualquer lugar pode ser uma mini-estação de energia.
Só o estádio abastece nove mil moradores por ano.
A conta de electricidade desta cidade foi reduzida em cerca de 90%.
Só o estádio abastece nove mil moradores por ano.
A conta de electricidade desta cidade foi reduzida em cerca de 90%.
Fonte: http://renovaveis12c.blogspot.com.br/2010/01/freiburg-cidade-verde-sitio-da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário